Já na sexta-feira (14), a programação prevê ações nas ruas de Santa Maria, a partir das 21h. A iniciativa busca orientar e entregar insumos para trabalhadoras do sexo. No dia 18 de outubro, as ações de testagens, orientação e entrega de insumos ocorrerão na eAP Erasmo Crossetti, no Bairro Centro, das 9h ao meio-dia.
No dia 26 de outubro, a partir das 14h, uma série de atividades como roda de conversa sobre prevenção de ISTs, avaliações odontológicas e práticas integrativas em saúde do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) será realizada com pessoas em situação de rua.
CAMPANHA
Conforme a prefeitura de Santa Maria, a iniciativa do Outubro Verde tem por finalidade combater e discutir a transmissão da Sífilis, seja congênita ou adquirida. Quando congênita, a infecção ocorre de forma vertical, podendo ser passada da mãe para o feto. Já a adquirida pode ser transmitida durante o sexo sem preservativo ou por transfusão de sangue.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e apresenta várias manifestações clínicas em diferentes etapas, sendo que nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
Veja a programação:
Quinta-feira (12), das 9h ao meio-dia
O quê – Testagens, entrega de insumos e orientaçãoOnde – Na UBS EAP Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi)
Sexta-feira (14), a partir das 21h
O quê – Orientação e entrega de insumos para trabalhadoras do sexo
18 de outubro, das 9h ao meio-dia
O quê – Testagens, orientações e entrega de insumosOnde – Na UBS EAP Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Bairro Centro)
26 de outubro, a partir das 14h
O quê – Roda de conversa sobre prevenção de ISTs, avaliações odontológicas e práticas integrativas em saúde com pessoas em situação de ruaOnde – Na Casa de Acolhimento Maria Madalena (Rua Coronel Ernesto Beck, 225, Bairro Passo D’areia)
*Com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notícias